Tenda do Suor

Um Rito Ancestral

A cerimônia de purificação Sweat Lodge é geralmente chamada de Tenda do Suor. “Quando você sai da tenda de purificação, você se sente como num processo de renascimento. Isto acontece em um clima espiritual que é uma poderosa cura.” Esta cerimônia é a “respiração da vida”. É um processo de renovação pela integração do espiritual e físico, como se fosse uma cerimônia de matrimônio que acontece dentro de cada um. O líder de cerimônia é o representante dos espíritos que trabalham num nível sutil para que você se dê conta do processo interno de cura.
Por isso o aprendizado para se tornar um líder desta cerimônia é lento. Leva-se até 20 anos até estar preparado para liderar certas cerimônias. Acredito neste processo, pois nesta cerimônia o que importa é como respeitamos as tradições. Acho importante manter as características desta cerimônia para que no futuro outros possam estar desfrutando e compreendendo realmente o seu significado.

Onde estão os Pequot? E os Narragansett, os Mohawk, os Pokanoket e tantas outras daquelas poderosas tribos de outrora? Desapareceram sob a pressão e a cobiça do homem branco, como a neve ao sol de verão.” Tecumseh – Chefe Shawnee

A cerimônia da Tenda de Suor é a mais antiga que se tem registro na história. Ela é praticada de alguma forma por todas as culturas no mundo. Nossos antepassados estabeleceram o banho térmico para facilitar a cura, purificação e relaxamento nas nossas vidas.
Hipócrates (460-377 A.C.) falou: “me dê o poder de criar uma febre e eu curarei toda doença”.
Os romanos usaram os banhos há 2000 anos atrás para descontrair e relaxar com amigos.
A sauna finlandesa, também é usada como uma casa de cura, evoluiu dos tempos antigos como um dos meios para promover a limpeza e renovar as forças nos longos invernos do país..

Um velho ditado finlandês: “Se a sauna não puder curar isto como último recurso, nada poderá!”.
O banho a vapor continua sendo utilizado na Europa com uma combinação de ar quente e vapor para criar um ambiente úmido e curativo.
Na Turquia o hamman islâmico, com seu quarto de vapor conhecido como o harara, é usado ativamente ainda hoje.
Os japoneses usam o banho de água quente diariamente para regeneração mental, relaxamento e socialização.
Foram recentemente descobertas, em escavações arqueológicas nas antigas ruínas maias, casas de suor em Piedras Negras, Chichen Itza e El Paraiso, algumas com mais de 1200 anos.
Muitas tribos nativas norte-americanas e centrais usam a Tenda do Suor tradicionalmente para purificação, limpeza e cura da mente, do corpo, das emoções e do espírito…

 . .. 

Na tradição nativa a Tenda do Suor simboliza o útero da Mãe Terra (Avó) e as pedras aquecidas representam seu corpo, que apoia toda a vida. O fogo é usado para aquecer as pedras e representa a luz perpétua do mundo, fonte de toda a vida e poder. A água liberta o calor das pedras lentamente, que sobe em forma de vapor para criar uma atmosfera quente, úmida, conducente para manifestações e intenções particulares da cerimônia.
A Tenda do Suor é construída de varas finas, normalmente de salgueiro. Variando de acordo com a disponibilidade da região, pode ser eucalipto ou mesmo bambu. Mantas, cobertores ou peles são usados para conter o calor. A forma circular da Tenda é descrita frequentemente como um útero ou bolha protetora, um container de energia. Em algumas tradições ela é comparada a uma tartaruga.

A natureza da cerimônia difere de tribo a tribo. Podemos fazer uma Tenda para uma pessoa ou mesmo para grupos, dependendo do seu desejo. Direcionando-a para cura de uma perna quebrada ou o desejo de conseguir um trabalho. Também é usada para cura de alcoolismo e vícios de drogas. A cura pode se dar em qualquer nível.


Há quatro ervas sagradas na cultura nativa. A sálvia, que purifica as energias negativas, sweet grass que aproxima os seres divinos, cedro para purificação e preparar a atmosfera para que os espíritos trabalhem e o tabaco, que sempre foi sagrado para culturas nativas e é usado em várias cerimônias e para abençoar a terra. Sempre que colhemos ervas ou cortamos árvores, oferecemos tabaco às quatro direções, ao pai Céu e à mãe Terra. Quando plantamos o tabaco reverenciamos o espírito da planta ou árvore que está dando a sua vida ou parte dela para ajudar a nossa.


Quando a água bate nas pedras, sobe o vapor que preenche o ar e umidifica todos os presentes na Tenda. Tudo é Uno. Quando dizemos “por todas as minhas relações”, estamos nos conectando com os elementos básicos da vida e isso traz grande bem-estar às pessoas. Estamos nos conectando com a energia ao nosso redor e lembrando que somos parte dela, nunca separados.


O lakota Black Elk nos conta: “A Tenda do Suor utiliza todos os poderes do universo como a terra e as coisas que crescem da terra, água, fogo e ar. Trabalhar com energias espirituais é um processo sagrado e poderoso quando executado pelas razões certas e por uma pessoa experiente. Tomem certas precauções antes de entrar em uma cerimônia de purificação, pois as bênçãos recebidas estarão além de sua imaginação”.