Objetos Sagrados

Os Objetos Sagrados – Os objetos de poder sempre estiveram presentes em várias culturas nativas, cada objeto é geralmente imantado com elementos mágicos e têm virtude protetora. A presença de propriedades mais específicas depende do uso de materiais e do modelo. Neste encontro cada participante construirá seu objeto sagrado, colocando assim suas intenções e qualidades. Veja aqui alguns dos nossos encontros.

Olho de Deus – (O Ojo de Dios) ou o olho de Deus é uma ferramenta ritual que protegia aqueles que oravam, objeto mágico e um antigo símbolo cultural que evocava o motivo da tecelagem e suas associações espirituais para os índios Huichol e Tepehuan do México ocidental . Os Huichol chamam os Olhos de Deus de Sikuli , que significa “o poder de ver e entender coisas desconhecidas”. Quando uma criança nasce, o olho central é tecido pelo pai, em seguida, um olho é adicionado para cada ano de vida da criança até que a criança atinja a idade de cinco anos. Cruzes originais de Tepehuan são extremamente raras de se encontrar. Há muitos que estão sendo feitos para o mercado turístico, mas eles não carregam o mesmo significado tradicional e espiritual.


Apanhador de sonhos – É um filtro para proteger dos sonhos ruins e atrair os bons sonhos, este objeto sagrado e usado em várias tribos da America. Na tradição indígena americana, da tribo Ojibway (Chippewa) eles amarravam tendões  em forma de uma teia em torno de uma pequena moldura redonda ou em forma de lágrima – em um padrão um pouco semelhante ao modo como amarravam as correias de neve – e penduravam esse “caçador de sonhos” para proteger as crianças adormecidas de pesadelos. A lenda é que os pesadelos serão pegos na teia dos apanhadores de sonhos.


A Boneca de Milho – Uma boneca de casca de milho é um brinquedo nativo americano. Em todas as culturas que conheço, os pais dão aos seus filhos bonecas e brinquedos para brincar. A América do Norte Nativa não foi exceção, e existem tradições de criação de bonecas em muitas tribos que sobreviveram até hoje. As bonecas eram geralmente feitas de materiais perecíveis, como palha de milho, fibra de palmito ou agulhas de pinheiro; mesmo as bonecas feitas de madeira ou couro não eram feitas para durar  muito tempo, diferente dos artesanato dos adulto. Ao contrário da maioria das bonecas do mundo todo, “nossas bonecas não têm rostos”, Isso é simbólico para mostrar que “ninguém é melhor que ninguém”.



Veja nossa agenda de atividades!